Indústria 4.0 e sustentabilidade. Como se conectam?

Categorias: Industria

09.ago.2021

A indústria 4.0 ou quarta revolução industrial utiliza sistemas de informatização e mecatrônica para tornar processos produtivos. Uma inovação que torna ambientes mais inteligentes, e pode abrir diversas possibilidades.

Industria 4.0
Indústria 4.0 e meio ambiente

A evolução industrial conectada ao meio ambiente

Este avanço agrega inteligência, automação, computadores e dispositivos que se conectam. Compartilham dados, que são utilizados de forma estratégica para melhorar o desempenho industrial e também podem ajudar a solucionar questões ambientais.

Mesmo sendo essenciais para a vida humana, a indústria e o meio ambiente estão em constante disputa, por conta dos meios de produção e seus grandes impactos nos recursos naturais.

Muitas empresas agem com empenho na busca de mais produtividade de forma sustentável. E esta é uma possibilidade real. É possível ter mais eficiência em processos industriais sem agredir o meio ambiente.

Como processos automatizados podem ser mais sustentáveis?

A busca por melhorias nos processos é indispensável, e deve ser contínua, porém, ela deve ocorrer com: melhor produtividade, maior eficiência e menos impactos.

Os processos de automação podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Para isso, é preciso colocar em prática medidas fundamentais que mantenham três variáveis do crescimento sustentável: social, econômico e ecológico.

Nesse sentido, a engenharia de automação ganha cada vez mais importância no equilíbrio de questões sustentáveis, inovando em tecnologias e recursos que automatizam os processos e contribuem para o meio ambiente. 

Isso resulta em muitos benefícios, entre eles:

– Redução do consumo de insumos (água, energia, etc) por meio do desligamento automático dos equipamentos quando a planta está ociosa;

– Implantação de sistemas integrados para o gerenciamento de ativos;

– Diminuição de paradas não programadas e falhas no controle de produção: proporcionando uma vida útil mais longa para os equipamentos e sistemas de controle;

– Aumento da capacidade produtiva e lucratividade com plantas que passam a ser melhor monitoradas e analisadas;

– Investimento em tecnologias que privilegiem o uso de fontes energéticas renováveis e a reciclagem de materiais reaproveitáveis.

Tudo isso se traduz em tecnologias de automação de processos industriais a favor do meio ambiente e da sociedade, sem deixar de lado os ganhos financeiros.

Selo verde da sustentabilidade

A tecnologia de automação é responsável por gerar novos conhecimentos e técnicas para o melhor aproveitamento dos recursos naturais, permitindo que a produção industrial tenha um consumo cada vez menor de insumos naturais, maior reciclagem de matérias-primas e maior eficiência nas linhas de produção.

Para as empresas que atuam com responsabilidade ambiental, existe o “selo verde da sustentabilidade”. Uma consolidação entre os interesses da empresa e os ambientais, por meio da adoção de métodos e ferramentas de produção mais inteligentes. 

Nunca é tarde para melhorar seus resultados com possibilidades sustentáveis, conte com a Tecsul para isso!

COMPARTILHE:

Notícias relacionadas

A importância do treinamento dos colaboradores para o aumento da produtividade na indústria

Devido à globalização e ao aumento da competitividade junto ao contínuo e assustador avanço da tecnologia, cada vez mais, empresas apostam em treinamentos para os seus...

Como uma equipe bem capacitada potencializar os resultados da indústria?

Para uma equipe bem capacitada, além de uma remuneração compatível com os padrões do mercado, é importante proporcionar um ambiente de trabalho estimulante para que seus...

Quer um ano novo tranqüilo? Conte com a qualidade Tecsul.

Querendo um 2022 mais tranqüilo? Separamos esse post para mostrar alguns dos diferenciais que elevam ainda mais o nosso nível de qualidade.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.