Indústria 4.0 e sustentabilidade. Como se conectam?

Categorias: Industria

09.ago.2021

A indústria 4.0 ou quarta revolução industrial utiliza sistemas de informatização e mecatrônica para tornar processos produtivos. Uma inovação que torna ambientes mais inteligentes, e pode abrir diversas possibilidades.

Industria 4.0
Indústria 4.0 e meio ambiente

A evolução industrial conectada ao meio ambiente

Este avanço agrega inteligência, automação, computadores e dispositivos que se conectam. Compartilham dados, que são utilizados de forma estratégica para melhorar o desempenho industrial e também podem ajudar a solucionar questões ambientais.

Mesmo sendo essenciais para a vida humana, a indústria e o meio ambiente estão em constante disputa, por conta dos meios de produção e seus grandes impactos nos recursos naturais.

Muitas empresas agem com empenho na busca de mais produtividade de forma sustentável. E esta é uma possibilidade real. É possível ter mais eficiência em processos industriais sem agredir o meio ambiente.

Como processos automatizados podem ser mais sustentáveis?

A busca por melhorias nos processos é indispensável, e deve ser contínua, porém, ela deve ocorrer com: melhor produtividade, maior eficiência e menos impactos.

Os processos de automação podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Para isso, é preciso colocar em prática medidas fundamentais que mantenham três variáveis do crescimento sustentável: social, econômico e ecológico.

Nesse sentido, a engenharia de automação ganha cada vez mais importância no equilíbrio de questões sustentáveis, inovando em tecnologias e recursos que automatizam os processos e contribuem para o meio ambiente. 

Isso resulta em muitos benefícios, entre eles:

– Redução do consumo de insumos (água, energia, etc) por meio do desligamento automático dos equipamentos quando a planta está ociosa;

– Implantação de sistemas integrados para o gerenciamento de ativos;

– Diminuição de paradas não programadas e falhas no controle de produção: proporcionando uma vida útil mais longa para os equipamentos e sistemas de controle;

– Aumento da capacidade produtiva e lucratividade com plantas que passam a ser melhor monitoradas e analisadas;

– Investimento em tecnologias que privilegiem o uso de fontes energéticas renováveis e a reciclagem de materiais reaproveitáveis.

Tudo isso se traduz em tecnologias de automação de processos industriais a favor do meio ambiente e da sociedade, sem deixar de lado os ganhos financeiros.

Selo verde da sustentabilidade

A tecnologia de automação é responsável por gerar novos conhecimentos e técnicas para o melhor aproveitamento dos recursos naturais, permitindo que a produção industrial tenha um consumo cada vez menor de insumos naturais, maior reciclagem de matérias-primas e maior eficiência nas linhas de produção.

Para as empresas que atuam com responsabilidade ambiental, existe o “selo verde da sustentabilidade”. Uma consolidação entre os interesses da empresa e os ambientais, por meio da adoção de métodos e ferramentas de produção mais inteligentes. 

Nunca é tarde para melhorar seus resultados com possibilidades sustentáveis, conte com a Tecsul para isso!

COMPARTILHE:

Notícias relacionadas

CONHEÇA MAIS SOBRE LIMPEZA MECÂNICA E POR IMERSÃO COM SOLUÇÃO RECOMENDADA

Como muitos já sabem, a qualidade em serviços Tecsul é incomparável. Ninguém entende de trocadores de calor como nós. São mais de 20 anos de mercado...

3 características dos vendedores especialistas Tecsul.

A Tecsul sabe que é no calor da troca que tudo acontece. É nesse calor que nossos especialistas oferecem as melhores soluções, o melhor atendimento e...

Como a Tecsul melhora a independência na linha de produção?

A grande força competitiva de uma indústria está em sua capacidade de produção, e muitasempresas já sabem da importância que os trocadores de calor com a...

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.

Open chat
Olá!
Em que posso lhe ajudar?