A indústria e a sustentabilidade. Um desafio moderno.

Categorias: Industria

07.jun.2021

Sustentabilidade. As ações que nós tomamos hoje são aquelas que definem o sucesso das gerações futuras. Muitas pessoas acreditam que a sustentabilidade envolve apenas os cuidados com descarte de lixo e seu reaproveitamento, porém, há muito mais envolvido.

A base da sustentabilidade

A sustentabilidade envolve aspectos econômicos, culturais e ambientais. No caso da sustentabilidade industrial, cada um desses aspectos podem ser trabalhados de forma mais ou menos intensa.

Também vale lembrar que existem ações que envolvem os três aspectos, como é o caso da reciclagem, capaz de gerar economia de recursos e renda, conscientização coletiva sobre a importância do reuso de recursos e menor extração de recursos naturais. 

Já ações de incentivo à leitura, à prática de esportes, à formação profissional, por exemplo, podem ser ações sustentáveis que envolvam apenas um destes pilares.

O que a indústria pode fazer para ser mais sustentável?

É claro que não podemos nos colocar como donos da verdade e ditar o que cada empresa deve fazer, porém, entre especialistas, há um consenso de que os diferentes tipos de indústria podem atuar a partir de 4 princípios:

TECSUL - A indústria e a sustentabilidade. Um desafio moderno

Princípio sustentável da indústria 01: o reaproveitamento de recursos

Quando falamos de reaproveitamento de recursos naturais, um dos mais demandados é a água. Através do reaproveitamento dos insumos líquidos, práticas mais econômicas e ações de cuidado coletivo, é possível diminuir o impacto causado pelo uso de recursos hídricos pela produção industrial.

TECSUL - A indústria e a sustentabilidade. reciclagem de sólidos

Princípio sustentável da indústria 02: a reciclagem de sólidos

Há uma grande quantidade de insumos produzidos ou descartados pela indústria que podem ter uma segunda vida. É claro que precisamos estar de acordo com a legislação quanto ao repasse de descartes, mas no geral, estima-se que pelo menos 12% do que é descartado pela indústria em geral poderia ter nova utilização em diferentes meios.

TECSUL - Empresas e o desafio sustentável - descarte correto de resíduos químicos

Princípio sustentável da indústria 03: o descarte correto de resíduos químicos

Apesar de uma legislação rígida sobre o descarte de resíduos químicos, ainda existem muitas empresas que insistem em buscar outras soluções para reduzir custos. O grande problema é que esse tipo de situação gera maiores prejuízos a longo prazo, pois acaba gerando medidas mais rígidas referentes ao descarte correto de resíduos.

Princípio sustentável da indústria 04: a conscientização coletiva

Quando as empresas passam a implantar os princípios de sustentabilidade, fazem também um trabalho de conscientização coletiva, expandindo através do exemplo as ações de outras pessoas e produzindo um ciclo virtuoso de ações capazes de expandir suas proporções. Por isso, promover a sustentabilidade através de ações internas também pode ser um caminho eficiente para criar novas soluções.

TECSUL - Empresas e um desafio moderno

Sempre é uma boa hora para encontrar novas soluções sustentáveis e implantar na indústria. E sempre que quiser encontrar formas mais eficientes de produção, não esqueça de consultar a Tecsul!

COMPARTILHE:

Notícias relacionadas

A importância do treinamento dos colaboradores para o aumento da produtividade na indústria

Devido à globalização e ao aumento da competitividade junto ao contínuo e assustador avanço da tecnologia, cada vez mais, empresas apostam em treinamentos para os seus...

Como uma equipe bem capacitada potencializar os resultados da indústria?

Para uma equipe bem capacitada, além de uma remuneração compatível com os padrões do mercado, é importante proporcionar um ambiente de trabalho estimulante para que seus...

Quer um ano novo tranqüilo? Conte com a qualidade Tecsul.

Querendo um 2022 mais tranqüilo? Separamos esse post para mostrar alguns dos diferenciais que elevam ainda mais o nosso nível de qualidade.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.